Rosalba - 02

Conversando com Rosalba Ciarlini
Por Max Almeida
Rosalba Ciarlini Rosado nasceu em Mossoró no dia 26 de outubro de 1952 é uma médica e política brasileira. Neta do italiano Pietro Ciarlini, um dos precursores da prática do futebol no Rio Grande do Norte. Rosalba é médica pediatra formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Presidiu a filial da Unimed em Mossoró. Casada com Carlos Augusto Rosado, filho do ex-governador local Dix-Sept Rosado, tem quatro filhos: Lorena, Carlos Eduardo, Karla e Marlos.
Estreou na política em 1988 quando foi eleita, pela primeira vez, prefeita de sua cidade natal, na época pelo PDT. Elegeria-se novamente a prefeitura em 1996 e reeleita em 2000. Em 1994 concorreu como vice-governadora na chapa encabeçada por Lavoisier Maia Sobrinho, sendo derrotados ainda no primeiro turno para Garibaldi Alves Filho. Em 2006 foi eleita senadora da República pelo Rio Grande do Norte após uma dura disputa contra então senador Fernando Bezerra, por uma diferença de 0,76% dos votos.Seu 1º suplente é Garibaldi Alves, pai do senador Garibaldi Alves Filho. A senadora é presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, pelo período de 2009-2011.
Max Almeida- Como você define sua posição política? Qual é a ideologia que a inspira?
Rosalba- Minha posição política sempre foi clara, transparente. Sou a favor dos projetos pelo desenvolvimento do  Brasil e RN, em qualquer situação e tenho dado provas disso. Mesmo quando a iniciativa vem do governo, como é o caso da transposição do Rio São Francisco, passo a ser  defensora. Foi assim desde o começo do meu mandato. Essa é a ideologia que sigo: o desenvolvimento e a justiça social.
Max Almeida- O que mais pesa em seu voto: o partido, o candidato ou as idéias?
Rosalba- O candidato. Tem que ter credibilidade, vontade de fazer e experiência que demonstrem ao eleitor que pode fazer e acontecer. Foi isso que fiz quando governei Mossoró. E tenho do povo do meu Estado esse reconhecimento.
Max Almeida- Você acha que a religião tem espaço na política?
Rosalba- Sou católica e respeito todas as religiões, todos os credos. Acredito que a igreja tem muito a contribuir na política. Através de parcerias é possível fazer um trabalho social. Foi com a igreja que Zilda Arns incluiu e difundiu a receita do soro caseiro. A pastoral da criança é a prova de que as transformações sociais podem vir através da prática religiosa.  A igreja evangélica também tem trabalho social igualmente significativo.
Max Almeida- Direita e esquerda são conceitos obsoletos?
Rosalba-A democracia tem um caminho único. No contexto atual não cabe mais segmentação. Esquerda e direita são sim, conceitos ultrapassados. A visão política atual é bem maior do que os velhos dogmas. As convicções políticas devem se basear na cidadania.
Max Almeida- Por que continua existindo fome no mundo?
Rosalba- Por conta das desigualdades sociais.
Max Almeida-Você colabora econômica ou ativamente com alguma organização social, ONG, etc.?
Rosalba- Colaboro com idéias, com trabalho. Acredito nas parcerias e conheço ONGs sérias que realizam trabalhos que merecem destaque. Não vou citar nomes porque corro o risco de esquecer algum.
Max Almeida- Você defende a imposição dos impostos ecológicos?
Rosalba- O que seriam impostos ecológicos? Se tributos, sou terminantemente contra. Acredito e trabalho pela consciência ecológica, essa sim, é capaz de modificar o mundo.
Max Almeida- Os delitos consensuais como drogas ou prostituição devem ser legalizados?
Rosalba- Não. Devem ser combatidos com a responsabilidade que o problema exige.
Max Almeida- Qual é seu ponto de equilibro entre trabalhar para viver ou viver para trabalhar?
Rosalba- Trabalhar é viver.
Max Almeida-Que técnicas funcionam para você para acalmar a mente em momentos de muita tensão?
Rosalba- Gosto de bater a palma das mãos. Energiza e acalma. Também respiro e conto até 10, tempo suficiente para buscar o equilíbrio emocional.
Max Almeida- Qual é a maior perda que você encaixou em sua vida?

Rosalba- Minha mãe Conchecita e meus irmãos Pedro Ciarlini e Concita.
Max Almeida- Um pequeno prazer que para você é muito grande.
Rosalba-Estar com minha família.
Max Almeida- São cinco da tarde do típico domingo. O que você está fazendo?
Rosalba- Na maioria das vezes voltando de alguma visita prazerosa ao interior, ouvindo o povo, buscando norte para o meu trabalho.
Max Almeida-Algo em que você é completamente incompetente
Rosalba- Mesmo nas tarefas e missões mais difíceis acredito na força do meu trabalho e na minha coragem de fazer acontecer.
Max Almeida- Algo que você ainda não tenha feito, mas que definitivamente quer fazer algum dia?
Rosalba-Executar políticas públicas que cheguem à casa de cada um dos norte-riograndense. Esse é um projeto que vou persistir e conseguir, se Deus quiser. Como senadora, apresentei mais de 50 proposições e emendas para os municípios. Mas, infelizmente, o legislativo, não executa.
Max Almeida- Qual é a melhor noticia que você viu publicada em sua vida?
Rosalba- Muitas que mudaram a vida do cidadão, mas,  recentemente a sanção da ZPE do sertão pelo presidente Lula me deixou entusiasmada. Esse projeto é de minha autoria e vai mudar a realidade econômica de RN, com geração de emprego e renda. A transformação da licença-maternidade de seis meses também é outra grata realização.
Max Almeida-A que outro lugar do mundo você se mudaria sem duvidar?
Rosalba- O RN é meu mundo. Nele formei uma família e conquistei a confiança dos meus conterrâneos. Essa é a minha terra. É meu chão.
Max Almeida-Um mau hábito que você superou.
Rosalba- Roer as unhas. Persisti e consegui.
Max Almeida-Uma palavra ou expressão que você ama.
Rosalba-Igualdade entre todos os cidadãos.
Max Almeida-Uma palavra ou expressão que você detesta.
Rosalba- Traição. De qualquer nível.
Max Almeida- O que você se imagina fazendo daqui a 30 anos?
Rosalba- Que profecia! Quero viver calmamente curtindo os netos e bisnetos,  consciente de que cumpri a missão que me foi confiada pelo povo. Tomara que chegue lá!
Max Almeida- Uma mensagem final?
Rosalba- Que  juntos possamos fazer o RN acontecer!

Nenhum comentário: