Diretoria da recém-reconstruída UEE-RS toma posse em pleno Acampamento Intercontinental da Juventude, no Fórum Social Mundial/POA, com a presença de estudantes e diversas figuras importantes da política gaúcha.
Ao marcar a posse da UEE/RS para o Fórum Social Mundial o objetivo da nova diretoria era aproveitar o momento para reunir um grande número de estudantes. Mal sabiam que a atividade reuniria, também, grandes figuras da esquerda gaúcha, brasileira e até representação internacional. No dia 28 de janeiro, no Acampamento Intercontinental de Juventude na Lomba Grande em Novo Hamburgo, foi empossada a nova gestão da União Estadual dos Estudantes do RS – Dr. Juca (UEE-RS).
A posse contou, inicialmente, com um debate sobre a história do movimento estudantil gaúcho coma presença do Deputado Federal Pepe Vargas (PT/RS) – diretor da UEE entre 1982 a 1984 e Davi Fiacovi, presidente da UEE em 1979. Juntaram-se a eles durante a atividade o Presidente da UBES, Yann Evanovick, a Vice Sul da UNE, Eriane Pacheco, a Superintende do Grupo Hospitalar Conceição Jussara Cony, o Deputado Estadual Ronaldo Zulke (PT), Deputado Federal Beto Albuquerque (PSB/RS), Prefeito de Novo Hamburgo Tarcísio Zimmermann, Ex-Governandor Olívio Dutra e o Senador Uruguaio da Frente Ampla, Carlos Baraiba. O Ministro da Justiça Tarso Genro também prestigiou a posse enquanto aguardava o começo de outra atividade.
Sobre a memória da UEE, Pepe relembrou quais eram os anseios daquela geração e as bandeiras de luta para a educação no estado: “Lutávamos para a democratização da universidade, para termos um ensino público, gratuito, democrático e ao lado dos trabalhadores. Onde as pessoas sejam formadas e mantenham vínculos orgânicos com a idéia da transformação social.” – anseios que se mantém atuais.
Também resgatou a ideia da construção do Cio da Terra, o 1º Encontro da Juventude Gaúcha
Nenhum comentário:
Postar um comentário