UNE.

UNE elege Augusto Chagas presidente

No Congresso mais representativo de sua história, a UNE elegeu o paulistano Augusto Chagas, estudante de sistemas de informação da Universidade de São Paulo (USP)

Resoluções aprovadas no 51º CONUNE

Confira aqui as resoluções, moções, estatutos dos conselhos fiscal e editorial e demais documentos que irão direcionar os rumos das lutas da entidade nos próximos dois anos


51º Congresso da UNE em números

Foram 5 dias de atividades incluindo 25 mesas de debate, 13 grupos de discussão. Os números do 51º CONUNE mostram que este é o principal fórum de reflexão do movimento social

Abertas as inscrições para o Unifest Rock

Nova edição do festival universitário de rock terá mega evento entre os dias 10 e 13 de setembro no Circo do Marcos Frota instalado no Parque Portugal em Campinas (SP)

A casa do poder jovem: UNE formaliza Protocolo de Intenção para ver reerguida, a sede no Rio de Janeiro

A placa de gesso ficará exposta no saguão do prédio de 13 andares arquitetado por Oscar Niemeyer

Além do espaço para apresentar as reivindicações e propostas sobre o ProUni, o encontro que aconteceu na manhã desta quinta foi marcado pela emolduração em uma placa de gesso das mãos do Presidente Lula; do ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República; da presidente da UNE Lúcia Stumpf e de Ismael Cardoso, presidente da UBES.

O ato simbólico formaliza a assinatura do Protocolo de Intenção entre a Fundação da Caixa Econômica Federal (Funcef) e a UNE para liberação dos recursos para reconstrução da sede da entidade.

A placa de gesso ficará exposta no saguão do prédio de 13 andares arquitetado por Oscar Niemeyer, que será construído na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro. "Este Congresso marcará o retorno da UNE à Praia do Flamengo, 132", finalizou presidente Lúcia.



Homenagem aos 30 anos do congresso de recontrução da UNE inicia o 51º CONUNE

Parlamentares e lideranças políticas relembram a história da entidade na Câmara dos Deputados

Um ato multipartidário realizado na manhã desta quarta-feira, no plenário da Câmara dos Deputados, homenageou a trajetória da UNE nestes 72 anos de história e relembrou os 30 anos do Congresso que recontruiu a entidade em 1979, na Bahia. Convocada pelas Deputadas Federais Alice Portugal (PC do B/BA) e Manuela D ´Ávila (PC do B/RS), a sessão solene reuniu diversos parlamentares e lideranças políticas que ressaltaram a característica combativa que permeou a atuação dos estudantes brasileiros na luta por um país democrático.

A mesa foi presidida pelo deputado Marco Maia, que representou o presidente da Câmara, Michel Temer. Em seu discurso, repassou a história dos estudantes lembrando que desdo do século XVIII estiveram presentes em episódios decisivos da história do país, como a inconfidência mineira e a abolição da escravatura. "A UNE, desde sua criação, colocou em cena a disposição e seu carácter combativo", disse Maia.

A deputada Alice Portugal, que em 1979 era dirigente do DCE da Universidade Federal da Bahia e participante daquela edição do congresso, afirmou que o momento foi de extrema relevância, já que a UNE foi a primeira entidade de massas a combater a ditadura. "Sem dúvida, a UNE tem sua digital impressa na história de nossa nação. Marcar os 30 ano da reconstrução da entidade é revalidar nosso compromisso por um Brasil soberano". Em uma intervenção durante a sessão, o deputado José Genuíno (PT/SP) remocou seu momento como dirigente da UNE 15 anos antes. "Naquele momento a diretoria da UNE foi instituída em pleno AI-5, um retrato da nossa luta pela liberdade", declarou.

"Saudar os 30 anos de nossa reconstrução reaviva a memória dos que hoje estão no movimento estudantil. A geração de 79 tem sua luta honrada quando assitiste a série de mobilizações promovidas pela UNE no último período. As delegações que estão chegando em Brasília farão deste o Congresso mais representativo da entidade, prova de que o protagonismo da juventude continua o mesmo. O 51º Congresso da UNE é o retorno que damos à geração de 79", declarou a presidente da entidade, Lúcia Stumpf.

Para Ministro dos Esportes, Orlando Silva, que presidiu a UNE em 1995, o perfil da entidade continua o mesmo. " A UNE tem papel chave na manutenção da participação social e consolidação da democracia. Celebramos, também, o compromisso com o país que queremos. Que a UNE seja cada vez mais a nossa força e a nossa voz".

Demonstrando a pluralidade que representa a UNE, a sessão solene contou com as presenças do deputado Efraim Filho (DEM/PB), Lobbe Neto (PSDB/SP), Edinho Bez (PMDB/SC), Maria do Rosário (PT/RS), além dos ex-presidentes da entidade Gisela Mendonça e Cláudio Langoni, e do reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo Sousa Júnior.

Vitória: pela primeira vez, estudantes de ensino à distância estarão representados no Congresso da UNE

"O EAD é uma realidade. O reconhecimento da UNE é um passo a frente", diz estudante de história

O 51º CONUNE traz uma grande novidade. Pela primeira vez alunos de ensino à distância poderão exercer seu direito a voto. Atualmente, 761 mil alunos cursam graduação em instituições de ensino à distância no Brasil. Cerca de 350 delegados de todo o país estão inscritos, o que representa quase 50% dos alunos que terão direito a voto nesta edição do Congresso.

Para o estudante de história da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Carlos André Conceição Alves, é um passo a diante o reconhecimento da UNE dos estudantes de cursos de ensino à distância. "O EAD é uma realidade no país e o futuro da educação. Os estudantes devem ser representados pela UNE", finalizou.

O estado que mais tem delegados inscritos é a Bahia, que estará representando 60.000 estudantes de ensino à distância. Entre 2007 e 2008, o número de matriculados nestes cursos cresceu 106%, segundo dados do Ministério da Educação.

O grande atrativo do EAD é a economia de tempo e dinheiro, além da possibilidade de fazer o seu próprio horário de estudos. A grande maioria dos estudantes já fez algum outro curso de graduação, trabalha e tem família, por isso, a maleabilidade do ensino é o que mais atrai. As aulas são ministradas através de vídeos e os estudantes devem comparecer uma vez por semana na universidade para debater o conteúdo com a presença de um tutor. O MEC exige que 30% das aulas sejam presenciais.
Confira a programação do 51º CONUNE

Serão mais de 20 mesas debatendo diversos temas de interesse dos brasileiros

Entre os dias 15 de julho e 19 de julho, a cidade de Brasília sediará 51º Congresso da UNE (CONUNE). Durante os cinco dias, a entidade espera reunir cerca de 10 mil estudantes, entre delegados (eleitos nas universidades), observadores credenciados, personalidades políticas e convidados, reunidos em torno de uma ampla programação de debates, painéis, plenárias, passeatas, além de diversas atividades culturais. Saiba o que te espera por lá:

Para a mesa de abertura que debaterá o projeto nacional de desenvolvimento e a crise mundial, foram convidados a vereadora de Maceió e presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, o deputado federal do PSB, Ciro Gomes, o deputado federal do PCdoB, Aldo Rebelo, o deputado federal e secretário geral do PT, José Eduardo Cardozo e Dilma Roussef, Ministra da Casa Civil.

Serão mais de 20 mesas debatendo diversos temas de interesse dos brasileiros, entre eles: O protagonismo da Juventude Brasileira, 30 anos de anistia no Brasil; Meio ambiente e desenvolvimento sustentável; democratização dos meios de comunicação; a reforma universitária da UNE; políticas publicas de cultura e lei rouanet; cultura digital, direito da mulher, entre outros.

Diversas figuras públicas estarão presentes no 51º Congresso da UNE. Já estão confirmados os nomes de Orlando Silva, Ministro dos Esportes, Beto Cury, Secretário Nacional da Juventude; representantes do Ministério do Meio Ambiente; das Relações Exteriores; da Saúde, Temporão; da Justiça; o músico Marcelo Yuca; entre outros não menos importantes: Veja a programação na íntegra (sujeita a mudanças).

Confira a programação, sujeita a alterações*.

* As entidades convidadas podem alterar o dia e horário de suas participações, portanto fique atento e acompanhe as atualizações da programação do 51º Congresso da UNE.



Presidente Lula participa do 1º Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni

Depois de uma série de encontros estaduais, estudantes beneficiários do programa levarão suas propostas para Brasília

O debate sobre o acesso ao ensino superior sempre foi pauta no movimento estudantil. Este ano, a discussão ganhará espaço privilegiado durante o Congresso da UNE: o 1º Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni, marcado para os dias 16 e 17 de julho, em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do encontro dia 16 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, localizado no eixo monumental. Será o momento em que os estudantes somarão todas as suas reivindicações, levando em consideração as especificidades do programa nos estados, em uma Carta. O documento será entregue ao presidente Lula.

O programa abriu as portas do ensino superior para mais de 600 mil pessoas desde 2005, ofertando bolsas de estudos parciais e integrais e é avaliado pela UNE como um importante instrumento para o processo de inclusão social brasileiro.

Todos podem participar do encontro. No dia 17, haverá também debates e discussões na Universidade de Brasília (UnB).

Desde 2007, a UNE vem provendo encontro estaduais com prounistas para debater as normas e pensar propostas para aperfeiçoar o programa que abriu cerca de 600 mil vagas no ensino superior privado em 4 anos, somando as bolsas integrais e parciais.

UNE convoca para o Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni

Após uma série de encontros em diversos estados para discutir as normas do programa, entidade quer reunir prounistas para um debate de âmbito nacional, entre os dias 16 e 17 de julho, em Brasília

Brasília será mais uma vez a sede do mais importante fórum de deliberações da UNE: o Congresso da entidade que acontece entres os dias 15 a 19 de julho. Este ano o CONUNE vai abrir espaço para o Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni com o objetivo de discutir a importância do programa no processo de inclusão social brasileiro.

Desde 2007, a UNE vem provendo encontro estaduais com prounistas para debater as normas e pensar propostas para aperfeiçoar o programa que abriu mais de 600 mil vagas no ensino superior privado em 4 anos, somando as bolsas integrais e parciais.

A etapa nacional acontecerá entre os dias 16 e 17 de julho. A proposta é realizar um grande encontro de modo a trocar experiências individuais e alcançar soluções coletivas para os mais diversos problemas que um estudante bolsista encontra.

"Este é um momento de mobilizar os prounistas para o encontro nacional. É fundamental a participação de estudantes de todos os estados para que possamos garantir que as reivindicações dos bolsistas seja ouvidas e que o programa se torne mais abrangente e mais eficiente", convoca a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.

Vale lembrar: o Encontro é aberto ao público! Nos vemos em Brasília.

Confirmados debatedores do 51º CONUNE

A programação está bem variada e conta com nomes importantes de diversas áreas

Há 15 dias do 51º CONUNE, algumas presenças importantes nas mesas de debates já estão confirmadas. Entre elas estão o presidente Lula, a ministra chefe da casa civil Dilma Roussef, a vereadora Heloísa Helena, o ministro dos Esportes Orlando Silva. Os temas de discussão terão uma abordagem bem ampla, tratando de assuntos como movimento estudantil, crise mundial, 30 anos de anistia no Brasil, meio ambiente, América Latina, meios de comunicação, descriminalização das drogas, cultura e reforma universitária.

Confira abaixo o perfil de alguns dos participantes:

Arthur Poener: Em 1968, Arthur José Poerner era redator e articulista do Correio da Manhã, um dos raros veículos de comunicação a fazer frente à ditadura no Brasil. O jornalista e escritor esteve envolvido desde o início das manifestações estudantis no Rio de Janeiro, tendo inclusive carregado o caixão do estudante Edson Luis, morte que foi o estopim dos protestos dos jovens contra o regime autoritário. É autor do livro "O Poder Jovem", que conta a história do movimento estudantil no Brasil. Poerner participará da mesa "O Protagonismo da Juventude Brasileira".




Paulo Vannuchi: Paulo de Tarso Vannuchi é formado em jornalismo pela USP, foi preso político na ditadura militar e atualmente é Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ele participará da mesa "30 anos de anistia no Brasil".





Protógenes Queiroz: Protógenes Queiroz é delegado da Polícia Federal. Foi quem efetuou a prisão de Paulo Maluf, do contrabandista Law Kin Chong, de Daniel Dantas, de Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. O delegado participará da mesa "Juventude, Segurança e Políticas Públicas".




Pedro Nuñez Mosquera: Pedro Nuñez Mosquera é embaixador de Cuba no Brasil. Ele participará da mesa "América Latina e integração Sul-sul".






Mino Carta: Mino Carta é jornalista e dirigiu as equipes criadoras do Jornal da Tarde e das revistas Quatro Rodas, Veja, Istoé e Carta Capital, da qual é diretor de redação. Ele participará da mesa "Democratização dos Meios de Comunicação".





Nenhum comentário: